o que vejo e sinto

janeiro 03, 2007

Mulheres de Ana




Mulheres de *Ana Lucia Pompermayer,( http://anapompa.multiply.com/)- MAC- Armazém 6 Cais do Porto /Porto Alegre na Exposição Singularidades na Rede 2006/2007 . É uma obra composta de um sofá para duas pessoas e na parede gravuras. Ambos são costomizados com retalhos de alma e fluidos de vivencias que não são apenas de mulheres mas de gente. A obra faz um convite para olhar e sentir o costurar das percepções mais profundas da alma feminina, junto com retalhos de sentimentos e resquicios de vivencias puras e genuínas. São sentimentos com a necessidade de juntar e separar partes que podem não ser tão belas , mas podem ser belos sentimentos de reparação e construção de novas perspectivas de viver e deixar viver. Algumas mulheres, tem o dom de viver e deixar viver. Deixar viver eu diria que é o maior desafio; Pois ao deixar viver deixamos uma parte nossa partir. Esta dor da partida pode tornar-se um um vazio eterno; dependendo de como administramos este processo alquímico que é viver.
A Poltrona de Mulheres , convida não apenas para sentar, mas convida para imaginar quem antes já sentou neste espaço, que histórias incriveis já foram contadas, já foram amarradas, terminadas, soltas , inacabas ou abandonadas. Quantas notícias foram trazidas, segredos impublicáveis, ou ternura desapercebida. Lágrimas que talvez escorreram evaporaram no negro tecido. Na obra há registro de fundos escuros maculados por cores vivas. Sugerindo lutos necessários, que apenas quem ama faz. A cor sobre a não cor, é que dá uma verdadeira singularidade a obra. Pontos e suturas expostas. Sensíveis formas com ecos de menos dor talvez.
Há uma manifestação do primitivo , ingenuo e tímida explosão. Algumas cores e formas sugerem este desejo de invadir e publicar , denunciar o que cada um ( mulher ou homem) tem para contar, tem para costurar, alinhavar , desprezar, rasgar e refazaer: Reparar e dar-se o direito de não apenas sentar e ficar, mas sentar para ter fôlego e continuar. Mulheres de Ana, é uma fotografia tridimensional da alma humana.

* Ana Lucia Pompermayer é artista plástica e educadora- http://anapompa.multiply.com/